História do Karatê
O karate moderno tem sua origem no início do século XVIII nasceu em Okinawa (沖縄本島), uma ilha ao sul do Japão e se expandiu para todo o país no século XX, onde mais tarde foi implantado nas universidades. Com isso ganhou força e se espalhou por todo o Oriente e hoje é praticado em todo o mundo. O grande propulsor do karaté moderno foi o falecido mestre Gichin Funakoshi (1868-1957) .
O Karatê é muito mais que um esporte ou uma luta corpo a corpo, é um estilo de vida, uma arte baseada em religiões, doutrinas, princípios éticos e morais com uma filosofia de autotransformação e respeito ao ser humano.
O verdadeiro valor do Karaté n O verdadeiro valor do Karaté não é superar os outros pela força física. Nesta arte marcial não há agressão na sua extensão, mas sim nobreza de espírito, domínio da agressividade, modéstia e perseverança. Mas, quando necessário, criar coragem para enfrentar milhões de adversários vibrar dentro de si.
Por meio de muito trabalho e dedicação, busca-se formar o caráter do praticante e o aprimoramento da sua personalidade. Cada pessoa pode ter objetivos do karate, que devem ser respeitados, porem, cada um deverá ter a oportunidade de atingir suas metas, sejam elas tornar-se forte e saudável, obter autoconfiança e equilíbrio interior ou mesmo dominar técnicas de defesa pessoal.
Contudo, não se pode retirar da pratica do karate o verdadeiro e real objetivo da arte, que é a junção do BU (guerreiro) e do DÔ (caminho), que seria a aplicação da sua filosofia.
O Karatê é um esporte essencialmente pacífico e sua finalidade é a defesa, não o ataque, por isso mesmo, longe de predispor para a violência, cultiva a cortesia, a boa educação e o respeito ao semelhante, razão pela qual torna-se um fator altamente positivo na formação da adolescência.
Mestre Gichin Funakoshi, o “Pai do Karate Moderno”, morreu em 26 de Abril de 1957. Em seu túmulo negro, em forma de cruz, estão as palavras “Karate Ni Sente Nashi” (No Karate não existe atitude ofensiva). Pouco tempo antes de morrer ele disse:
– Acho que começo a entender o que é um verdadeiro TZUKI (Soco).
Shotokan é um dos estilos de Karatê que surgiu dos ensinamentos ministrados pelo sensei Gichin Funakoshi e por seu filho, Yoshitaka Funakoshilal, o repertório técnico do estilo foi baseado no do Shorin-ryu, mas, devido aos estudos empreendido pelo filho do mestre e sua influência, várias técnicas foram incorporadas e/ou modificadas, de modo a refletir o escopo almejado, que era o de valorizar mais o lado desportivo e físico como forma de promover o desenvolvimento pessoal.